Mudanças no eSocial - Governo divulga novas informações

Conforme já divulgado, no último dia 09/07 o Governo Federal divulgou que o eSocial será substituído por dois novos sistemas, porém, não detalhou como seria.

 

Hoje (12/07) foi divulgada uma nova informação no site do eSocial (portal.esocial.gov.br) sobre como se dará a nova sistemática. Segundo a publicação, ao invés de transmitir todos os eventos para o mesmo ambiente, as informações trabalhistas e previdenciárias passarão a compor um sistema e as informações tributárias outro.

 

A publicação ainda menciona que será mantida a forma de envio dos eventos via web service, aproveitando assim todo o investimento feito por empresas, profissionais, empresas de sistemas e pelo próprio Governo Federal, porém, os eventos serão reestruturados, deixando de exigir informações que sejam redundantes e que possam ser obtidas através de cruzamento de informações.

 

A promessa é que os novos sistemas entrem a partir de janeiro de 2020, porém, dada a complexidade da implantação e o número de informações solicitadas (ainda que sejam reduzidas drasticamente), não acreditamos que este prazo  seja suficiente, o que possivelmente será divulgado nos próximos comunicados.

 

Importante: Enquanto o atual sistema não é substituído, as empresas deverão continuar enviando as informações através do eSocial atual, apenas novos dados e novas fases não serão solicitadas até a entrada do novo sistema.

 

Resumindo:

  • O Governo Federal promete substituir o eSocial a partir de 2020 por dois novos sistemas, um que tratará especificamente sobre questões trabalhistas e previdenciárias e outro que tratará sobre questões tributárias.​

  • As estruturas dos eventos serão mantidas, apenas com a simplificação da exigência de informações (diversas informações deixarão de existir). No entanto, a forma de envio, o desenho do leiaute e demais características do eSocial atual serão mantidas.

  • Enquanto não entrar o novo sistema, as empresas deverão continuar enviando os eventos para o eSocial, conforme as fases que já estão em vigor.  

  • As novas fases de implantação do eSocial não serão exigidas até a implantação do novo sistema.

 

Acesse a publicação no site do eSocial: portal.esocial.gov.br

 

 

 

 

Tags:

Please reload

O aviso prévio é um dever da empresa e também do empregado.

September 17, 2018

1/3
Please reload

Colunas Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Avante Gestão e Treinamento em RH  

Avenida Paulista 352 9º andar  -   E-mail: contato@avanterh.com.br

Fone: (11) 2834 4344 / WhatsApp: (11)  96013 2239