Modernização do eSocial - Extinção ou Simplificação - Governo anuncia novos rumos

Ontem, 09 de julho de 2019, o Governo anunciou que irá modernizar o eSocial dividindo as informações exigidas em dois novos sistemas, um que atenderá a Receita Federal e outro a questões relacionadas ao Trabalho e Previdência.


Segundo o Secretário Rogério Marinho (Secretário de Previdência e Trabalho, pasta ligada ao Ministério da Economia) a ideia é substituir o eSocial por dois novos sistemas muito mais simples, que entrariam em vigor a partir de janeiro de 2020. No entanto, a princípio, permanece o calendário de implantação vigente e que acaba de ser atualizado pela Portaria 716/2019, publicada no Diário Oficial da União em 05/07/2019.


Ao dizer que diversas informações deixarão de ser exigidas pelo novo eSocial, o Secretário mostrou mais uma vez desconhecimento sobre o leiaute, dizendo, entre outras coisas, que alguns dados, entre eles o título de eleitor, não serão mais exigidos. Vale ressaltar, que o título de eleitor nunca foi exigido pelo eSocial.


A princípio, ainda não há nenhuma posição oficial sobre o novo eSocial, apenas há no site portal.esocial.gov.br a notícia desta substituição, além dos vídeos do Secretário que foram divulgados pelo Governo. A posição oficial acontecerá quando algo de concreto for publicado no Diário Oficial da União.


Vale ressaltar ainda que, segundo o próprio Rogério Marinho, o investimento feito pelas empresas para a adaptação ao eSocial será preservado. Assim, entende-se que, embora o atual modelo do eSocial deva sofrer profundas alterações, podendo até ser dividido em dois sistemas e deixar de exigir diversas informações, ao que parece, a dinâmica dos novos sistemas será a mesma do eSocial atual, utilizando-se de eventos e arquivos XML para o envio dos dados.


Neste momento é preciso aguardar uma posição oficial do Governo para sabermos finalmente qual será o destino do eSocial. Independentemente se for modernizado, simplificado ou dividido em dois novos sistemas, nos parece que isto não ocorrerá tão logo como disse o Secretário, já que de qualquer forma, será necessário substituir diversos outros sistemas que seriam unificados pelo eSocial (CAGED, SEFIP, RAIS, DIRF, etc).


A princípio, a Avante RH manterá sua grade de treinamentos com o Curso de eSocial na Prática, abordando o assunto de forma completa e sempre atualizada, acompanhando cada movimento do Governo. Os Alunos da Avante RH, além de terem um treinamento sempre 100% atualizado, ainda contam com o Avante Informa, para a atualização dos pontos que sofrerem mudanças nos próximos meses. Estas novidades, bem como todas as outras que possam surgir, serão abordadas em nossas próximas turmas deste treinamento.


Colunas Recentes
Arquivo

Avante Gestão e Treinamento em RH  

Avenida Paulista 352 9º andar  -   email: contato@avanterh.com.br

Fone: (11) 3285 1578 / WhatsApp: (11) 96013 2239