Alteração no Cronograma do eSocial e Simplificação de Eventos

 

Foi publicado no site oficial do eSocial (portal.esocial.gov.br) uma alteração no cronograma de implantação do eSocial para os eventos de SST (Saúde e Segurança no Trabalho) e para os Eventos Periódicos das empresas enquadradas no Grupo 3.

 

Abaixo as alterações divulgadas:

 

Eventos Periódicos (folha de pagamento)

Empresas do Grupo 3 - Passa a ser a partir da competência Janeiro/2020 (anteriormente o prazo era a competência Julho/2019).

 

Eventos de SST

Empresas do Grupo 1 - Janeiro/2020 (antes  o prazo era Julho/2019)
Empresas do Grupo 2 - Julho/2020 (antes o prazo era Janeiro/2020)
Empresas do Grupo 3 - Janeiro/2021 (antes o prazo era Julho/2020)

 

Também foi divulgado que alguns eventos do eSocial serão simplificados, deixando de exigir determinadas alterações, como os grupos de informações referentes à CNH, CTPS, RG, NIS, PIS, entre outras.  

 

A publicação também menciona que 10 eventos serão permanentemente eliminados, porém, não especifica quais serão estes eventos.

 

É importante ressaltar que o eSocial está passando por um processo de mudança, com o objetivo de simplificar a prestação das informações. No dia 13 de junho/2019 foi publicada a Portaria nº 300, conferindo uma nova formulação para o Comitê Gestor do eSocial (sem a Caixa Econômica Federal), constando também outras formalidades necessárias, explicitando que a nova composição do Comitê trabalhará para que o eSocial seja simplificado.

 

Ainda segundo a notícia publicada ontem, o novo cronograma oficial de implantação do eSocial será divulgado após o dia 28/06, quando passa a vigorar a nova composição do Comitê Gestor.

Tags:

Please reload

Aprenda a Calcular a Nova Tabela de INSS - Início em Março/2020

January 17, 2020

1/4
Please reload

Colunas Recentes
Please reload

Arquivo